domingo, 16 de novembro de 2008

Chuvas de verão


Estamos em plena primavera-verão, o que nos faz sentir muito calor! Tempo abafado e parece que nada alivia. Nessa época são comuns as chuvas de verão, de repente elas caem como aguaceiro e vão embora, na mesma rapidez, deixando a sensação de frescor e um ar mais respirável.
O céu pode escurecer a qualquer momento, parece que o dia vira noite e a chuva vem, levando tudo que encontra pela frente e, em alguns casos acompanhada de inocentes pedrinhas de gelo que conseguem fazer um estrago por onde caem.
O que isso tem a ver com nossas vidas?
Assim como chuvas de verão são alguns acontecimentos em nossas vidas, acontecem de repente e nos pegam desprevenidos. Alguns são agradáveis, dão uma refrescada! Você olha para a vida com outro olhar, mais colorido, mais leve. Suas esperanças e expectativas se renovam. Você começa a sonhar de novo, a fazer planos.
Entretanto, em outros momentos as chuvas vêm destruindo o que encontra pela frente. Os projetos, os sonhos parecem que não fazem nenhum sentido. Você olha e só consegue ver restos e a certeza de que não há nada a fazer.
Mas mesmo após a tempestade há algo a fazer, é preciso parar e contabilizar o prejuízo, descobrir o que deve ser jogado fora e o que pode ser reaproveitado. O que fazer para reconstruir, às vezes é preciso contar com apoio de outras pessoas. Afinal, o sol vai brilhar novamente.
Imagem:www.olhares.aeiou.pt (streetdog)

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O desafio do vestibular


A temporada dos vestibulares está aberta. Ainda que o vestibular de fato só aconteça nas universidades federais, pois em algumas faculdades privadas é um processo seletivo com (praticamente) assegurada a passagem. Questões político-educacionais à parte, não é disso que quero escrever.
O vestibular desencadeia várias questões para os adolescentes na transição para o mundo adulto, mediada pela escolha de uma profissão (nesse caso um curso superior ou tecnólogo). Implica em escolher a profissão que para alguns soa como uma sentença de “algo para toda vida” ou “algo que o sucesso seja garantido”. Outros se sentem à vontade para “algo que goste e faça sentido no mundo”, para outros “seguir a tradição familiar”.
Fato é que o momento traz para as famílias a certeza de que o adolescente está crescendo e pode assumir (e deve) responsabilidade por sua vida.
Para muitas famílias é um momento de angústia, a escolha do adolescente levanta questões guardadas e não discutidas; como por exemplo, as escolhas dos próprios pais, frustrações profissionais e outras situações. Não é à toa que o processo do vestibular mobiliza tanto os envolvidos.
Qualquer escolha é difícil, ao se optar por um caminho abre-se mão dos demais. E esse é o caminho que cada adolescente irá fazer, cabe aos pais liberarem os filhos para a árdua - mas gratificante - tarefa de serem responsáveis pelas escolhas e cabe aos filhos assumirem tais responsabilidades.
Nenhuma escolha significa que não possa ser revista, mas é preciso se conhecer, se informar e ter espaço na família para a troca de idéias há chances do processo do vestibular ser um momento de crescimento para todos.
Imagem: Google images