sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Ponto final



Em algum momento li em um livro uma frase que ficou em minha memória, não lembro o nome do livro, mas a frase é: “Nada está acabado antes do fim.”
Na adolescência (época da leitura) não entendia muito bem o significado, hoje é diferente! Tanto em minha vida, quanto na vida de meus pacientes que me permitem acompanhá-los em um trecho da jornada.
Em vários momentos da nossa vida podemos deixar uma vírgula, reticências, quando deveria existir um ponto final.
Na maioria das vezes, o medo de finalizar; a insegurança, pois o que virá depois; ou acho que ainda há uma esperança são motivos para aquela situação ficar sem finalizar. O novo é sempre assustador, o que já existe pode até não ser bom, mas já são regras conhecidas.
Para evitar os pontos finais, começamos a traçar possibilidades: MAS e SE... e você fica preso àquela página que se amarela, sem saber o que acontece na seguinte.
Preso às expectativas, ilusões, deixando que outras possibilidades nem sejam vistas.
Até o ano termina – embora simbolicamente, pois a vida continua! É preciso colocar um ponto final em algumas frases, histórias, afim de viver a frase seguinte.
Aproveite esse fechamento de calendário para refletir em que você precisa de colocar um ponto final e continuar com sua vida.






Imagem: Google