sábado, 10 de novembro de 2012

50 TONS DE CINZA



Sem dúvida alguma a trilogia 50 tons de cinza são os livros mais comentados do momento – pelo menos no universo feminino.
            Não quero fazer uma análise literária dos livros nem uma avaliação, então este texto traz apenas uma reflexão. Acredito que tudo aquilo que mexe com grande parte das pessoas – seja por gostar ou não – merece uma certa dose de atenção.
            50 tons fala do relacionamento entre Christian e Anastásia. Relacionamento afetivo com todos os clichês do romance, mas chama a atenção o “aparecimento” de um contrato de confidencialidade, nada de ficar discutindo o relacionamento do casal com as amigas, assinado por ambas as partes após a concordância.
            Depois há outro contrato no qual são acordados quais os limites de cada um nas relações sexuais, incluindo a prática sadomasoquista....
            É exatamente o ponto que me chama atenção: os contratos!! Em toda relação há um contrato; na relação afetiva ele é firmado desde o primeiro encontro. Tudo bem! Na maioria das vezes, ninguém coloca no papel, este é um contrato inconsciente; os casais ‘assinam’ e pronto!
            O interessante nos personagens é que eles negociam este contrato. Antes de assinar, eles discutem os pontos que concordam ou não. Surge então um espaço para negociações, para ouvir o outro, para os limites de cada um e, a partir disso acontecem as mudanças em ambos.
            Acredito que este seja o desafio das relações afetivas, ou seja, o diálogo, a possibilidade de ouvir um e outro, de reconhecer os limites de cada um e respeitar, de cada um aprender algo com o outro. De reavaliar o contrato; com o tempo algumas cláusulas caducam; não é porque era válido há 20 anos atrás que tem de continuar a valer.
            O diálogo permite o crescimento e a transformação na relação afetiva, o príncipe encantado perfeito não existe, nem a princesa. Construir uma relação é desafiador e ambos necessitam de querer esta construção.
            Portanto, avaliem o contrato!!!
IMAGEM: JAMES, E.L. 50 tons de cinza