quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

VIRTUAIS DEMAIS



A tecnologia tem avançado a cada dia e contribui para facilitar muitas coisas em nosso dia a dia. Também tem seu lado negativo, mas não podemos fazer dela a vilã e ser contra, ninguém quer voltar a bater pedras para fazer fogo, não é??!!!
            Precisamos melhorar o que existe e a possibilidade da melhora está em nós humanos; pensantes, desejantes, criativos...
            A tecnologia mais fascinante diz respeito ao mundo virtual, para mim o problema começa a existir quando as relações virtuais substituem as relações humanas.
            As redes sociais são ferramentas interessantes, aproximam familiares e amigos distantes (lembram do tempo que a espera por uma carta do exterior era 1 mês?), aumenta a rede de contatos para o trabalho, reencontra gente de tempos, tudo isso é bacana!
             O que tem me chamado atenção é o comportamento diferente  das pessoas no mundo real e virtual. Claro que o virtual possibilita a fantasia e torna o mais tímido em o mais extrovertido.
            O que tem sido comum é sermos adicionados por diversas pessoas, muitas conhecidas no mundo real; no virtual há conversa, curtidas, elogios. O problema é que o contato real com os adicionados virtuais não há cumprimentos, não conversam. O que está acontecendo?
            O universo virtual também pode gerar super exposição, através das fotos a vida da pessoa e dos amigos (muitas vezes sem pedir autorização) fica acessível. Quantas vezes uma festa, um casamento, um jantar íntimo é exposto para todos. Uma vontade narcísica de ser o mais belo (a), o mais bem resolvido (a). As redes sociais parecem fazer o papel do eterno espelho mágico, desejo infantil de todos.
            Você tem o direito de se colocar no mundo virtual, mas preste atenção se você não está se tornando ‘virtual demais’ e se esquecendo de conhecer as pessoas, de ver seus amigos no mundo real. Um telefonema, um café juntos ainda são fontes agradáveis de relações humanas.
Abs,

 Imagem: www.virtualmedicinehealth.net