sexta-feira, 9 de setembro de 2011

TRABALHO E SENTIDO



O trabalho se tornou árduo desde que Adão e Eva foram expulsos do paraíso e com a responsabilidade de viver com o suor do rosto.
Ao longo dos séculos, os homens conseguiram facilitar o trabalho com o uso de várias tecnologias e, alguns estudiosos até acreditaram que isto iria facilitar a vida e nos levar ao ócio, a termos mais tempo para desfrutar do fruto do trabalho.
O problema é que os homens também mudaram os valores. Ao invés de cultivar o SER, passaram a cultuar o TER. Os templos contemporâneos são os shoppings centers e tudo o que isto significa.
Logo o trabalho entrou em uma dimensão que ele não só precisa satisfazer necessidades básicas, mas ele precisa de dar conta do status, de exibir para o outro o que se julga que irá chamar mais atenção.
A cada dia vemos mais e mais pessoas insatisfeitas com o trabalho – claro, há diversos problemas no mundo do trabalho ( que não iremos tratar agora) – mas na maioria das vezes percebemos que a insatisfação, a angústia, a depressão, estão ligadas a outros fatores.
As pessoas estão preocupadas em ter o carro do último tipo, o celular, o tablet....e, muitas vezes para serem valorizadas por isto. Não adianta! Nenhum trabalho irá te valorizar. Enquanto o valor estiver no TER, e sua preocupação for trabalhar para mostrar ao outro o que você tem, a insatisfação será constante.
Qual o sentido do trabalho para você?? Você pode desejar melhorar, crescer, mudar de trabalho, mas faça isso por você. Do contrário você será expulso do paraíso e suar mais...


Imagem: Google images

Um comentário:

Gleide Nolasco disse...

É isto aí Janaina. Sempre digo que os seres humanos se tornaram escravos do trabalho e daquilo que acreditam que ele pode lhes proporcionar. Hoje família, filhos, amigos, lazer, vida espiritual, etc são frequentemente deixados de lado e os homens vivem quase exclusivamente para trabalhar enquanto na verdade deveriam TRABAHAR PARA VIVER, não é mesmo? Acho que uma boa questão para refletirmos é "De que vale tanto trabalho se não pudermos usufruir daquilo que realmente tem valor?"