sábado, 11 de abril de 2015

Preciso de novos óculos?




Se você deve ou não usar (ou trocar) seus óculos de grau somente seu médico pode dizer; mas eu vou usar esta metáfora para propor uma reflexão.
            Se você usa óculos de grau, deve ter sentido uma diferença quando pôde enxergar algumas coisinhas e, provavelmente em algum momento as lentes precisaram de  troca.
            Se você usa somente óculos de sol, sente a diferença quando muda o modelo (altera a cor das lentes, por exemplo).
            As novas lentes influenciam nosso modo de enxergar o mundo, as coisas ao nosso redor ganham contornos, cores diferentes.
         Como a maioria das coisas em nossa vida, também acostumamos com os óculos que usamos. Com o tempo parecem fazer parte de nós, tão adaptados que estamos.
         Quais os óculos você usa na vida? Isto pode se referir ao modo como aprendemos a olhar para as coisas, para as pessoas. Nossos valores, crenças que nos são repassados desde que nascemos. Recebemos essas ‘lentes’ da família, da escola, da igreja e de todos os sistemas que fazemos parte.
            Isto não é o problema! Faz parte da nossa construção, nos tornamos humanizados nessas trocas. Deveríamos ser capazes de reavaliar tais lentes: limpá-las, trocá-las.
            Quando isso não é feito podem começar a surgir os problemas. Chega um momento na vida em que é preciso experimentar novos óculos, novas lentes. Quantas pessoas estufam o peito para dizer que são de determinado jeito e não vão mudar jamais. Culpam todos à sua volta e se colocam na posição de vítimas; alguns dizem que sempre fizeram assim, para que mudar. Pode ser interessante avaliar suas lentes e descobrir um cenário diferente...
            Como estão seus óculos??

   Imagem: www.pinterest.com   

Um comentário:

MaGGamestra disse...

Li tudinho. Meus " òcrus", estão enxergando direitinho. Estou visionária. Gostei do texto.