sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Máscaras


O carnaval se aproxima, festa reconhecida pelo uso de fantasias, incluindo as várias máscaras que são utilizadas como crítica, brincadeira, sonhos ou simplesmente a vontade de ‘ser outra (o)’.
Mas será que só se usam máscaras no carnaval??
A notícia é que todos usamos máscaras em todo tempo...não no sentido negativo, quando alguns dizem que a pessoa é fingida, hipócrita,mascarada..
As máscaras fazem parte de nosso dia-a-dia..no trabalho usamos um tipo de máscara, que permite a cada um desempenhar sua função naquele ambiente; em família outra...não há problemas nisto. Já pensou se você agisse na família como se fosse no trabalho ou vice versa?
É preciso saber qual é a sua essência, quem você é! Só assim pode trocar de máscara sem que se sinta culpado, estranho, sem que acredite que em todos os ambientes e situações você deve ser (ou estar) sempre com a mesma máscara. A psicoterapia é uma ótima possibilidade para conhecer sua essência.
Foto:(Google images)

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal o seu texto Janaina!!
Essa é a mais pura verdade, nós somos mesmos obrigados a nos adaptar a determinados lugares e situaçoes. Mas nao quer dizer que isso seja algo ruim, pelo contrario, é necessario para a sobrevivencia no sistema que estamos situados hoje.
A diferença é como, vc relatou, se essa chamada "Máscara" tira a nossa excência, nossa personalidade, nossos principios, enfim, nos mesmos, ou nao, se trata de falcidade ou nao!
Eu diria que o ponto chave é esse, e é nele que vc saberá se a "Máscara" que determinada pessoa usa é boa ou nao!...
Mais uma vez, gostei muito do seu texto!!
te+ bjao
(Moises Prado)