domingo, 16 de março de 2008

Psicoterapia familiar sistêmica.

A psicologia é uma ciência recente, iniciou-se no século XIX, em seu bojo tem várias escolas....todas procurando compreender a complexidade do ser humano, esse Ser sempre em movimento, ao mesmo tempo mantendo questões tão antigas.
Cada escola de psicoterapia busca essa compreensão baseando-se em suas crenças, valores; estes vinculados à algum autor que iniciou os estudos.
A psicoterapia sistêmica compreende que o ser humano faz parte de um sistema constituído de estruturas. A psicoterapia familiar sistêmica surge na década de 50, acreditando que a família é um sistema e o seu funcionamento afeta todos os membros; portanto não podemos perder de vista a família no tratamento.
Assim, para Elkaim (1998) “A pessoa ou família normal não existem, não existe patologia se esta for vista como falha ou defeito”.
O objetivo da psicoterapia familiar sistêmica não é que o indivíduo rompa com suas relações familiares (com seu sistema), mas colaborar para que os indivíduos encontrem seu caminho, sua liberdade, seus valores. Encontrem meios de resolver seus problemas, sem que necessitem de recorrer a sintomas.

Livros que abordam o tema
ELKAIM, Mony. Panorama das terapias familiares. Vol.1. São Paulo: Summus, 1998
GOMES,José Carlos Vitor. Manual de psicoterapia familiar. Ed.Vozes.

Nenhum comentário: