sexta-feira, 23 de abril de 2010

Quando fazer terapia?


Essa é uma pergunta de várias pessoas, preciso de fazer terapia??
A demanda por psicoterapia é do paciente, o terapeuta pode ajudar a encontrar o caminho pelo qual a terapia irá ser conduzida, te auxiliar a evoluir como ser humano, se individuar..
Estar em um processo terapêutico não desqualifica ninguém como pessoa, ao contrário, revela alguém em busca de melhorar...cuidar da saúde emocional deveria fazer parte das nossas vidas, assim como você cuida(ou deveria cuidar) da saúde física. Como ocidentais, temos a mania de separar corpo e emoções..porém somos seres inteiros.
Portanto, o momento para “fazer terapia” é seu... converse com seu terapeuta e vocês encontrarão o melhor caminho... Você pode fazer hoje, fechar questões e, voltar em outro momento da sua vida...afinal a vida flui!
Em relação à terapia sistêmica, ela não é voltada apenas para famílias... O terapeuta sistêmico atua no sistema do indivíduo, da família, do casal... Todos nós fazemos parte de diversos sistemas e a interação nestes nos ajuda a caminhar em busca do crescimento humano.
Se essa é uma pergunta que existe em você...dê uma chance para seu crescimento emocional....
Imagem: Google image

2 comentários:

Luiz Gustavo disse...

Muito bom este texto prima. Deve ser mais divulgada essa ideia para que melhore a saúde emocional dos Brasileiros e com isso não tenhamos tantos coisas ruins acontecendo..
um beijo.

*Adriana disse...

Olá Janaina,

Estou no momento em terapia, confesso que falto às sessões mais do que deveria, mas sempre volto. Sua postagem é pertinente, ainda ouço comentários contra a terapia, como se não funcionasse. Mas para mim, funciona.

abçs
Adriana