sexta-feira, 25 de março de 2016

PÁSCOA



Talvez você se pergunte o que tem a ver escrever sobre páscoa em um blog com temas de psicologia. Mas acho que algumas reflexões combinam com este dia!
            Hoje, para os cristãos, é a chamada Sexta feira da Paixão; o dia em que Jesus foi morto em uma cruz. Aquele dia em que a esperança para os seguidores Dele foi embora, um dia triste, coroado de dor. Longos 3 dias na expectativa  que a promessa pudesse ser verdadeira (um pingo de esperança!) e houvesse Ressurreição. E assim aconteceu, em um domingo de Páscoa Jesus ressuscita, o motivo pelo qual cristãos do mundo inteiro, renovam sua fé.
            Ao longo dos anos, este sentido da Páscoa se esvaziou e vemos uma batalha comercial para vender ovos de chocolate (divididos em prestações!!!).
            Falar de morte, dor, falta de esperança não é algo interessante. Mas todos nós vivemos estes momentos na vida. Aquele momento que parece que faltou cor à nossa volta, os céus parecem chumbo! Já passou por isto?
            Vivemos em um mundo que a cada dia procura negar a dor; porém não existe ressurreição sem a morte.
            Para nossa vida há momentos em que é preciso acolher a tristeza, acolher a angústia... é preciso sentir aquilo que dói. Cada dia mais mascaramos a dor. Para evitá-la a sociedade de consumo te ensina a consumir cada vez mais, a sociedade sem vínculos te ensina a ir em busca da próxima aventura.
            É preciso parar, morrer simbolicamente....colocar um ponto final na relação, mudar de fase, mudar o rumo, aceitar que sua família é exatamente desse jeito e tantos outros momentos. Pode ser extremamente doloroso.
            Não há ressurreição sem dor, não há nova vida sem abrir mão da velha.
            Aproveite este dia e reflita... renove suas esperanças, talvez você tenha que deixar algumas coisas morrerem!!

Imagem: Google

Um comentário:

Cilicia Rodrigues disse...

Belo texto! Morrer para Viver: Eis a solução.