domingo, 12 de agosto de 2007

Revolução feminina



Vamos refletir sobre um aspecto que tenho visto no dia-a-dia, algumas mulheres estão em busca de seu lado feminino. Descobriram que não basta ser uma profissional conhecida, que não basta ter status profissional, também querem ser amadas e amar, em alguns momentos querem um ombro para reclinar a cabeça e que podem se deixar ser cuidadas.
Isto mesmo! A corrida pelo poder, pelo desejo de independência fez com que muitas mulheres se escondessem atrás de couraças por vergonha de se mostrarem (ou parecerem) frágeis, por medo de dizer que ‘não davam conta’.
A busca pela independência, pelo lugar no mercado de trabalho fez com que muitas mulheres copiassem o modelo conhecido e este era o ‘masculino’, em alguns aspectos – mesmo criticando – as mulheres seguiram a cópia e fizeram igual, porém perceberam que este não era o estilo delas, era como se a roupa não servisse, portanto se tornou desconfortável.
O grande passo tem sido esta nova Revolução Feminina, as mulheres estão se (re)descobrindo, ou seja, é possível ser independente, ser competente mesmo sendo frágil, sensível. Tais qualidades tem sido importantes até mesmo no mercado de trabalho, as empresas já perceberam que há um estilo feminino de liderança que é eficaz.
Este é o modelo feminino de ser! Não é preciso ser como os homens; homens e mulheres são diferentes por isto se complementam, é a diferença que permite crescer. O que atrai é o diferente, mas um diferente que possa caminhar lado-a-lado compartilhando idéias, projetos.
Nesta nova Revolução, os homens podem se mostrar e descobrem que não são descartáveis, sendo assim é possível construir relacionamentos mais saudáveis, nos quais nenhuma das partes está preocupada em deter o poder. Relacionamento não é disputa de poder.
Quanto mais conscientes de si mesmas, quanto mais as mulheres se conhecem, mais livres e femininas se tornam, pois não há preocupação em provar para os outros o que podem fazer, mas descobrem o que gostam de fazer, aquilo que dá prazer e, até mesmo, que às vezes é bom pedir ajuda!
(Texto publicado, alterações para o blog)

Nenhum comentário: